CATEGORIAS DE HOTÉIS

• ALBERGUE – Hotel focado para hospedagem de jovens e estudantes. O quarto pode ser privativo, mas a grande maioria contém uma grande quantidade de leitos. Os mais comuns são de 4, 6 e 8 camas, podendo ser separados por sexo e com banheiro comunitário.
• POUSADA
– Tipo de hospedagem geralmente administrada por familiares, com serviços mais reduzidos que um hotel tradicional, mas geralmente é mais aconchegante.
• 2 ESTRELAS
– Hotel pequeno com pouco conforto, o espaço do quarto é reduzido e possui poucos serviços e facilidades.
• 3 ESTRELAS – Hotel de padrão médio e conforto moderado. Geralmente possuem serviços como internet, restaurante e ar-condicionado. São considerados hotéis de categoria turística e muito utilizado quando se quer reduzir o custo da viagem sem comprometer o conforto.
• 4 ESTRELAS – Hotel com maior conforto e qualidade superior. Os quartos são mais espaçosos. E possui praticamente todos serviços e facilidades.
• 5 ESTRELAS
– Hotel de alto padrão e conforto. Possui todos os serviços e facilidades.
RESORT – Geralmente ficam distante do centro da cidade, localizado em praias ou áreas de preservação ecológica e que reúne serviços e atividades de recreação diferenciadas, como aulas de surf, aulas de mergulho, passeio a cavalo, spa, etc.


CATEGORIAS DE QUARTO

• STANDARD – É a categoria de quarto mais barata em um hotel.
• SUPERIOR
– É a categoria de quarto intermediária de um hotel.
• LUXO – É a categoria de quarto mais cara em um hotel.
• SUITE – É a categoria mais nobre de hospedagem e não está disponível em todas as categorias de hotéis.

Dependendo da rede hoteleira, poderá haver outros tipos de categorias: EXECUTIVO, CLASSIC ou simplesmente uma única categoria para todos os quartos do hotel.


TIPO DE QUARTO

• SINGLE (SOLTEIRO) – Quarto para uma pessoa. Pode ter uma cama de solteiro ou uma cama de casal.
• DUPLO – Quarto com uma cama de casal.
• DUPLO TWIN – Quarto com duas camas de solteiro.
• TRIPLO – Quarto para três pessoas, podendo ser três camas de solteiro ou uma de casal e uma de solteiro.
• QUÁDRUPLO – Quarto com duas camas de casal ou uma cama de casal e duas de solteiro.

Em resorts ou hotéis de maior categoria é muito comum o quarto duplo ser oferecido com duas camas de casal. Também pode ser solicitado uma cama extra para quartos duplos, mediante o pagamento de uma taxa adicional. Ela geralmente é menor e menos confortável que o leito padrão. Em Flats, apartamentos que possuem uma sala adjacente ao quarto ou quando o quarto é muito espaçoso, pode ser colocado um sofá-cama para ampliar o número de ocupantes.


CHECKIN & CHECKOUT

• CHECK-IN – É quando o hóspede entra no hotel. Inicia geralmente às 12hs.
• CHECK-OUT – É quando o hóspede sai do hotel. Termina geralmente às 12hs do dia seguinte.
• EARLY CHECK-IN – Quando o hóspede deseja entrar no hotel antes do horário de check-in.
• LATE CHECKOUT – Quando o hóspede deseja sair do hotel após o horário de check-out.

Em ambos os casos, quando esse tipo de situação acontece, é necessário consultar o departamento de reserva do hotel para saber se o EARLY CHECK-IN ou o LATE CHECK-OUT será gratuito. Se não for, geralmente os hotéis cobram um valor adicional.


NOSHOW

• NOSHOW – Ocorre quando o hóspede não comparece ao hotel no dia da reserva. Quando há ocorrência de NOSHOW, o hotel cancela a reserva do hóspede. Não somente aquela estadia que ele não compareceu, mas todas as demais subseqüentes. O valor do NOSHOW é o mesmo da diária do quarto que foi reservado para o hóspede. O NOSHOW é cobrado da agência quando a mesma solicita uma reserva ao hotel com garantia de NOSHOW, ou quando o hóspede informa o número do seu cartão de crédito como forma de garantia da reserva do quarto. O prazo para cancelamento de uma reserva, sem cobrança de NOSHOW, é de 24hs de antecedência da data do CHECK-IN. Em alguns hotéis, o prazo de antecedência é de 48hs. Já outros hotéis isentam a cobrança de NOSHOW, mesmo que o cancelamento da reserva seja no mesmo dia, devido a parceria com as agências.


DAY USE, DIÁRIA & HOSPEDAGEM

• DAY USE – É quando o hóspede faz CHECK-IN e CHECK-OUT no mesmo dia. Esse tipo de hospedagem é mais comum em hotéis dentro e próximo de aeroportos. Quando o hotel não disponibiliza DAY USE para o hóspede, é necessário reservar um quarto com uma diária para a sua hospedagem.
• DIÁRIA – Uma diária é contada a partir da data do CHECK-IN até a data do CHECK-OUT do dia seguinte. A DIÁRIA é a tarifa do hotel referente a uma noite de estadia.
• HOSPEDAGEM
– É o período de estadia que corresponde ao número total de diárias que o hóspede esteve hospedado no hotel.


ALIMENTAÇÃO & EXTRAS

• ONLY ROOM (SOMENTE QUARTO) – Não é oferecido qualquer alimentação no valor da diária.
• BREAKFAST (CAFÉ DA MANHÃ) – É o mais tradicional dos hotéis. O Café da manhã está incluso no valor da diária.
• HALF-BOARD (MEIA PENSÃO) – Sâo oferecidas duas refeições. Geralmente café da manhã e jantar.
• FULL-BOARD (PENSÃO COMPLETA) – São oferecidas três refeições. Cafe da manhã, almoço e jantar, sem bebida inclusa.
• ALL-INCLUSIVE (TUDO INCLUIDO) – São oferecidas todas as refeições e bebidas, além de petiscos e drinks, durante todo o período de estadia. Muito utilizada em resorts. Contudo, algumas bebidas mais caras podem não estar inclusas e estarão descritas na política de reservas. Também pode haver um valor pré-determinado de gastos.
• EXTRAS – São todas as despesas não contempladas na reserva, como alimentações, serviços de quarto, lavanderia, ligações, etc.


FORMAS DE PAGAMENTO

• CARTÃO DE CRÉDITO – A reserva é realizada utilizando o cartão de crédito da agência ou do hóspede, sendo os EXTRAS pagos por este no momento do CHECK-OUT.
• PAGAMENTO DIRETO – A agência faz a reserva, mas quem paga é o hóspede ao fazer o CHECK-IN ou CHECK-OUT, conforme a política do hotel. As reservas com a modalidade PAGAMENTO DIRETO tendem a ficar ativas no sistema de reservas do hotel até às 18hs. Se o hóspede comparecer no hotel após esse horário, corre o risco da reserva já ter sido cancelada por prazo expirado ou de não poder se hospedar por não haver mais vagas no hotel.
• PAGAMENTO DIRETO COM GARANTIA DE CARTÃO DE CRÉDITO – A reserva é feita informando o número do cartão de crédito do hóspede ou da agência como forma de garantir que sua reserva não seja cancelada devido a expiração do prazo para fazer o CHECK-IN, ou para evitar que ele perca a vaga do quarto caso o hotel fique lotado antes do seu comparecimento. As reservas com a modalidade PAGAMENTO DIRETO COM GARANTIA DE CARTÃO DE CRÉDITO acarretam no débito de uma diária no cartão de crédito caso o hóspede não compareça ao hotel para se hospedar (NOSHOW).
• FATURADO SOMENTE DIÁRIAS – A reserva é feita com garantia de NOSHOW e a fatura é paga pela agência, referente apenas às despesas do hóspede quanto à hospedagem e ao café da manhã, se incluso.
• FATURADO DIÁRIAS & EXTRAS – A reserva é feita com garantia de NOSHOW e a fatura é paga pela agência, referente às despesas do hóspede quanto a hospedagem, ao café da manhã e às despesas adicionais como almoço, jantar, lavanderia e telefonemas, etc.